Temporal não dá trégua: chuva invade casas, abre crateras e inunda vias em cidades de MS; VÍDEOS
19/04/2025
(Foto: Reprodução) Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Campo Grande registrou mais de 60 milímetros de chuva nas últimas 9 horas e mais de 6 mil raios. Novos alagamentos no Lago do Amor
O temporal que atingiu Mato Grosso do Sul não deu trégua durante a madrugada deste sábado (19). Diversos municípios registraram estragos como quedas de árvores, alagamentos e até rodovias interditadas. Conforme a Climatempo, a instabilidade no tempo é resultado de uma frente fria que circula pelo país e faz a umidade aumentar no continente. Veja o vídeo acima
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
Em Campo Grande, um dos pontos que sofreram danos com o temporal foi o Lago do amor. A enxurrada prejudicou os trabalhos de obras de reparo que estão em andamento no local desde o dia 19 de março.
Pelas imagens é possível ver que o lago transbordou de novo e a enxurrada levou parte das pedras e danificou o concreto da guia que estava sendo construído no local. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a capital registrou mais de 60 milímetros de chuva nas últimas 9 horas e mais de 6 mil raios.
Árvore interditou a via
Reprodução
A capital registrou também diversas árvores caídas devido a intensidade dos ventos. Na avenida Ricardo Brandão uma das faixas precisou ser interditada, no trecho próximo ao pontilhão da rua Ceará. As fortes chuvas também causaram alagamentos na comunidade Vitória, que fica na região norte da cidade.
Guia Lopes da Laguna foi uma das cidades mais atingidas pelo temporal
Reprodução
O município de Ponta Porã também foi afetado pelo temporal. A Defesa Civil realizou diversos atendimentos na cidade, que no periodo de 48 horas registrou mais de 139 mm de chuva. Os bairros mais atingidos foram: Ministro Salgado Filho, Manoel Padial, Residencial 1.
Temporal abriu crateras em Ponta Porã
Reprodução
Em Guia Lopes da Laguna, a força da enxurrada arrastou uma piscina até o meio da rua, abriu crateras e até invadiu casas.
Ocupação foi invadida pela chuva em Guia Lopes da Laguna
Reprodução
MS sob alerta de temporal
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial de chuvas intensas para todas as cidades de Mato Grosso do Sul.
🟡Atenção: O alerta amarelo indica chance de chuva de 20 a 30 milímetros por hora ou uma média de 50 milímetros por dia. O comunicado prevê ainda ventos intensos, que podem variar entre 40 e 60 km/h.
🟠 Perigo: O alerta laranja prevê chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos (60-100 km/h). Nas áreas afetadas, existe risco de corte de energia elétrica, além de risco de quedas de galhos de árvores, alagamentos, e descargas elétricas.
O Inmet pede atenção dos moradores, principalmente a quem vive em áreas mais vulneráveis e com histórico de problemas com chuva. Em caso de emergência, as pessoas podem acionar a Defesa Civil - pelo número 199 - e o Corpo de Bombeiros - pelo 193.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: